.

.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Entre tapas e beijos – duplas sertanejas enfrentam crise na aposentadoria!

“Na mentira das palavras entro no seu jogo Procurando água, só encontro fogo

(trecho da Música Mentes tão bem – Zezé Di Camargo e Luciano)

Pois é, não é a primeira vez que temos notícias sobre brigas de duplas sertanejas, até que é uma moda interessante, mas que em minha opinião desnecessária, uma vez que esses cantores têm muitos fãs devotos que os amam tanto, e cada vez que isso acontece esse pessoal tem um enorme prejuízo emocional. Porém, isso de fato não é problema meu, porque o máximo que eu faço é ir em algum shows quando o preço está bom, apenas para me divertir um pouco.

Contudo, gosto de algumas músicas sertanejas e até admiro muito algumas duplas, principalmente os grandes clássicos que hoje já não estão tanto na mídia, mas sem dúvida sempre nos lembraremos deles.

Esses dias mesmo, eu estava comentando sobre a Dupla Zezé Di Camargo e Luciano, observando que eles são um dos poucos que ainda arrastam a multidão para seus shows, diante do tempo de profissão que eles têm.

Mas, grandes nomes têm surgido no cenário musical Sertanejo, e muitos cantores sem duplas estão arrasando também. Seria o fim da era das duplas? Podemos citar como exemplo o grande fenômeno Luan Santana, assim como Gustavo Lima e muitos outros.

Mas que coisa mais boba esse tipo de situação, as pessoas compram ingressos, gastam parte de seus salários preciosos, para ir ver briga no palco? Que linda a cena. Isso me fez recordar certa vez que fui a um show do Chitãozinho e Xororó na cidade de Pirassununga interior de São Paulo, em um clube afastado da cidade. Possivelmente eles nem devem se lembrar disso. Ao chegar no local do show tinham pouquíssimas pessoas e de fato aqueles ingressos não pagariam nem o transporte da banda, porém, os cantores iniciaram o show que na quinta música foi bruscamente interrompido. O motivo? Uma falha técnica nas instalações, a banda e a dupla sairam, e dali um tempo voltaram para se despedirem e encerrar o show. Assim terminou o espetáculo! Um show de 5 músicas.

Quando pequena eu adora pegar o livrinho de estudo e cantar as musicas dessa dupla, foi ai que percebi que os fãs são apenas resultados, e que o que vem em primeiro lugar realmente é o dinheiro. Estávamos apenas em umas 300 a 500 pessoas, mas tínhamos um objetivo, tínhamos uma expectativa, e quando vejo o Chitãozinho e Xororó se apresentarem em lugares mais luxuosos com ingressos caros e público seletivo, fico a me lembrar do dia que esse fato aconteceu. Mas enfim, imagino ser melhor do que assistir uma briguinha no palco.

Outro fato interessante foi quando conheci uma fã de carteirinha da dupla Edson e Hudson, a moça me contou pessoalmente sobre a dor que ela e outros fãs sentiam com a separação e ela que era acostumada a ir em todos os shows da dupla, sentia dificuldade para definir a quem acompanhar depois que a dupla separou. Mas hoje ao ver uma reportagem da dupla que agora fizeram as pazes fiquei muito feliz com a sinceridade de suas palavras, o que dá para perceber também que nem tudo são flores na vida desses cantores, eles também têm seus problemas, e muitas vezes a separação ocorre em decorrência da fama que sobe a cabeça agravando problemas como vícios.

Quando ocorrem as brigas nem sempre essas ficam contidas entre a dupla. Depois de uma briga nos bastidores, o cantor Luciano, anunciou no palco o fim da dupla, (que se dane os fãs naquele momento), igual casal quando briga em frente aos filhos e diz que vai se separar, isso causa um desgaste emocional nas crianças que ficam com medo de serem abandonadas. Desculpe o exagero com a comparação. O fato é que depois de tudo isso o cantor resolve dar “Pit”. O que o levaria a ser internado? Sim, o aumento de Potássio no sangue, certo! Agora a terceira parte dessa novela poderá ser o retorno da dupla em um show que irá lotar a casa, onde milhares de fãs irão chorar, formar fila, atolar no barro, ficar sem dormir, gastar com roupas e chapéus. Sim, isso poderá acontecer sim, ou se for uma versão mais light poderá adiantar seus ingressos Vips em mesas luxuosas, o jeito é esperar para ver. Mais emocionante que cena de novelas das 9 da noite.

Enquanto isso, de boa, outros cantores continuam seus trabalhos talentosos, curtindo o seu momento, o seu 2011. Porque sabemos que grandes nomes musicais também saem da mídia, mesmo porque o que move a fama de um cantor é um conjunto de empresas que precisa de resultados, e sabemos que atualização é a chave do negócio. Manter viva a fama na mídia “para sempre” pode realmente significar um desgaste muito grande e estressante, um dia todos nós aposentamos, mas nem por isso seremos esquecidos. Todos que aprendem a subir no palco, um dia terão que aprender a descer!

Fica ai minha reflexão!

Bjs

Até!!! Renata Dias ( Sta Cruz das Palmeiras/SP)