.

.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O MAIOR MANDAMENTO DA LEI

“Mestre qual é o maior mandamento da lei?

Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” . (Mateus, 22-36)

Nas leituras da missa nesse último domingo Jesus nos ensina a amar a Deus acima de tudo e a nos comprometer a amar os necessitados. O amor de Deus e o amor ao próximo são inseparáveis.

Jesus em simples palavras sempre nos ensina muito, às vezes, até nos repreende de forma sábia e amorosa. A palavra de Deus realmente é a literatura mais importante para a nossa vida.

Quantas e quantas vezes ofendemos nosso próximo sem saber a dimensão que isso trás em suas vidas. Lembro-me quando era pequena e na sala de aula tinha uma colega que era de um estado nordestino. Na sala muitas pessoas desfaziam dela, por sinal, ela era muito estudiosa e fizemos uma enorme amizade, hoje, porém, ela se formou em uma escola federal, está fazendo o que ama e por sinal continuamos boas amigas. Porém, por vezes já olhei feio para algumas pessoas sem ao menos conhecê-las direito, ou até mesmo fiz julgamentos mesquinhos. Jesus no evangelho de São Mateus, em sua enorme sabedoria vem nos dizer que isso é errado. Assim, aprendemos a cada dia amando o próximo, conhecemos histórias e vivências de vida capazes de nos trazer muito mais sabedoria.

Amar o próximo não é tarefa tão fácil, às vezes a começar pelos que estão em nossa volta, pais, filhos e irmãos. Cada pessoa possui uma personalidade diferente, o que tentamos fazer muitas vezes é querer que a pessoa seja como nós. Isso é impossível, ficaríamos a vida toda remando contra a maré. Por isso, tenho tentado mais e mais aceitar as pessoas como elas são, e a cada dia descubro que a paciência e o amor nos possibilitam compreender o próximo. Suas características as tornam unicas e necessárias em nossa vida.

O interessante também é não esperar que o outro tome a iniciativa daquilo que julga certo. Uma vez que se sentir tocado em realizar algo, realize. Não espere alguém dizer “eu te amo” ou alguém lhe abraçar, se isso te toca comece a fazer primeiro. Nos momentos de nervoso e angustia, uma boa conversa é capaz de realizar coisas inacreditáveis, e nos momentos mais difíceis lembre-se Jesus estará te carregando no colo.

Entre Guerras e sombras, o amor, a verdade e compaixão iluminaria meio universo, a outra metade Deus já o faz.

Renata Dias