.

.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Frio, Sopa e Chopin

Mais um belo dia se vai, contudo esses dias tem feito um friozinho, variações do tempo, não dá para entender muito esse clima.
Hoje quarta-feira, e desde segunda o tempo está mais frio, sendo assim, não pude resistir e acabei indo parar na cozinha para preparar algumas delícias de sopas.
Fazer sopa me distrai, gosto de cada etapa, mas é claro, o mais importante na cozinha é prestar muita atenção e dar o ponto certo nos alimentos.
Na terça preparei uma sopa de legumes e frango. Gosto de preparar os ingredientes separados como no caso da carne e dos legumes que têm tempo de cozimento diferente. Depois, sempre tempero com alho, cebola e azeite o macarrão a cozinhar (quando o uso). Gosto de bater algumas batatas cozidas com salsinha, tomate e água para dar o ponto no caldo da sopa. Assim, coloco todos os ingredientes na panela quando o macarrão estiver al dente, aí é só deixar ferver um pouco mais para dar o ponto certo. Confiro o sal aos poucos, adiciono uma pimentinha do reino e só. Agora é só colocar no prato, salpicar com pimenta a gosto, queijo e cebolinha bem picadinha para quem gosta.
O melhor de cozinhar é quando fazemos algo e todo mundo aprova. Na verdade não gosto que sobre na mesa.
Hoje quarta-feira acabei por fazer na janta uma sopa de mandioca ao som de Chopin, é certo que esse grande gênio da música clássica nos inspira a perfeição. Essa sopa é um pouco mais delicada, porém bem simples. Geralmente costumo cozinhar bem uma quantidade de mandioca até desmanchar, porém uma outra parte deixo cozida sem desmanchar. Da parte desmanchada bato um pouco no liquidificador com temperos e tomate. Em uma panela grande-pois sempre gosto de convidar mais pessoas para saborear- refogo a carne, ou linguiça defumada ( menos light), ou os dois, enfim os ingredientes adjuntos podem ser diversos. Deixo cozinhar e quando está no ponto adiciono a mandioca em pedaços, a desmanchada e a batida para o caldo da sopa. Adiciono um pouco de água e deixo ferver um pouco. Pronto! Depois é só saborear com queijo, pimenta a gosto. O bom é que assim como a sopa de terça, a de hoje não sobrou nada, aprovadas pela família.
Estou com vontade de fazer um caldo de feijão, mas acredito que não farei essa semana, mas quem sabe na próxima semana estiver esse frio irei arriscar.
Querida amiga Neves Alves dedico esse vídeo a você e a seu blog "Outra coisa é diferente" http://ignotojardim.blogspot.com!