.

.

sábado, 26 de abril de 2008

Hoje parei para refletir um pouco sobre o que é Sentimento ?

Na Wikipédia( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sentimento) é definido assim:

Sentimentos, de forma genérica, são informações que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam. Por exemplo, medo é uma informação de que há risco, ameaça ou perigo direto para o próprio ser ou para interesses correlatos. A empatia é informação sobre os sentimentos dos outros. Esta informação não resulta necessariamente na mesma reação entre os receptores, mas varia, dependendo da competência em lidar com a situação, e como isso se relaciona com experiências passadas e outros fatores. O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções. A medicina, biologia, filosofia e a psicologia estudam o sentimento humano.

Percebe-se que muitas ciências estudam o sentimento humano, e parece que cada vez, é mais difícil entendê-lo.

É bonito quando vemos pessoas felizes , alegres mesmo diante das dificuldades da vida, porém é triste saber que muitas pessoas mesmo tendo condições favoráveis , não conseguem expressar aquilo que sentem de bom, e se focalizam apenas em coisas tristes.

Hoje em dia o que é mais difícil é ter pessoas para partilhar o que sentimos de forma segura, por isso que os psicólogos , psiquiatras vêm se tornando tão importantes na vida de muitas pessoas. Eles não interferem em nossas decisões , apenas nos fazem questionamentos para entender o que realmente somos.

A ilusão é um sentimento que as vezes pode se confundir com fé, uma vez que queremos acreditar que algo de bom vai acontecer em nossa vida, passamos a acreditar em uma meta, e qualquer sinal positivo , pode ser um motivo para acreditar que as coisas estão caminhando como planejamos. Porém esquecemos de lembrar que ilusão é tudo aquilo que não é verdade, é aquilo que imaginamos segundo a nossa necessidade, passamos a criar um mundo dentro de nós respeitando apenas aquilo que queremos. Ao deparar com a verdade, percebemos que ninguém é responsável pela nossa felicidade a não ser nós mesmos. Cada um tem seu jeito de ser , e nem sempre é possível termos o que esperamos, pois uma vez que temos fé em querer o melhor para nós e para os outros, os caminhos se tornam diferentes dos que planejamos.

Cada um encara os fatos de forma diferente, eu porém as vezes tenho a "doce" mania de esperar que as coisas caminhem do meu jeito, porém a vida está me ensinando que "não", as coisas são ditadas pelas verdades e não pelas "ilusões", posso querer algo, esperar algo , acreditar em algo, mas isso não vai me trazer felicidade, pelo contrário, por esperar demais de alguém , por acreditar demais, posso de certa forma me frustar, então concluo que o melhor é apenas esperar o melhor, sem definir o quê, como, onde, com quem , não importa!As coisas devem acontecer no tempo certo.

Alguns sentimentos são bem complexo, como o amor e o odio , que parecem tão opostos e ao mesmo tempo tão ligados.

" No céu tem muitas estrelas, mas uma se tornou especial, mas fiquei triste ao perceber que essa estrela que eu acreditava brilhar para mim, não passava de um cometa, que cortava o céu de forma rápida , causando emoções , deixando saudades, e a certeza de que jamais voltará" ( Anteliele)